Atividades
Aqueduto da Levada das Cales
(...) Construído por duas famílias da aldeia. A data da sua construção é incerta, sendo semelhante aos conhecidos aquedutos romanos. Esta estrutura servia para desviar a água do rio Águeda, abastecendo os campos agrícolas na margem esquerda do rio. Actualmente encontra-se sem utilidade.
Aldeia típica serrana
Aldeia típica serrana está situada numa das encostas da Serra do Caramulo. É na sua maioria composta por casas em granito, de pequena dimensão, com telhados muito inclinados e as ruas são bastante estreitas. Os habitantes desta aldeia vivem da agricultura de subsistência e da pastorícia e para se protegerem do frio e da chuva usam capotes de lã escuros.
Praia Fluvial Paraíso – São João do Monte
A maior atração de S. João do Monte é uma belíssima praia fluvial, no centro da sede de freguesia, com magníficos relvados e muitas sombras. Uma ponte, de aspeto romano, realça um belíssimo cenário em que não faltam bancos e mesas de boa pedra para maior comodidade dos banhistas. Possui apoio náutico e dispõe de WC. Os animais não são permitidos.
Passeios Pedestres
Trilho das Terras de Granito
Rota dos Moinhos
Rota de Santiago
Rota das Cruzes
Rota do Linho
Rota dos Caleiros
Rota dos Laranjais
Miradouro do Caramulinho
Caramulinho
É o ponto mais alto da Serra do Caramulo, com 1075 metros de altitude. Aventure-se e suba uma escadaria em pedra, com cerca de 300 degraus largos e firmes e com bons acessos. Durante o trajeto existem mesas para piqueniques. Quando chegar ao topo vislumbre uma paisagem de cortar a respiração. Em dias de céu limpo avistam-se as serras da Estrela, da Lapa, de Montemuro, a Ria de Aveiro e o mar. Adequado para miúdos e graúdos.
Anta Megalítica de Arca
A anta de Arca
Arca pode bem orgulhar-se de ter um dos ex-libris da cultura megalítica do concelho de Oliveira de Frades e de toda a serra do Caramulo: a tão divulgada anta ou dólmen de Arca.
Este monumento é constituído por três blocos em posição aproximadamente vertical (esteios), com alguns outros já partidos, sobre os quais descansa uma grande laje (tampa ou mesa) a cobrir o espaço interior. Mede de altura cerca de 4,5 metros e a mesa tem 4,20 por 3,20 metros.
Igreja de Santa Maria do Guardão
A igreja de Santa Maria do Guardão, outrora de invocação a Nossa Senhora da Assunção, foi sofrendo algumas transformações ao longo dos tempos. No entanto, o seu traçado original enquadra-se dentro dos cânones de figurino românico, do século XII, testemunhado pelos elementos estruturais do templo religioso. O portal é definido por um arco de volta redonda, sem elementos decorativos.
O campanário, medieval, que se ergue no centro da fachada, possui duas ventanas que terminam em arco perfeito semelhante ao portal. O seu remate, de perfil triangular, ostenta uma cruz pátea. O corpo da igreja foi alterado, tendo o alçado esquerdo um acrescento que funciona como sacristia. No alçado direito visualiza-se o translado da porta lateral, resultado do aumento do templo em comprimento e altura. Neste alçado, também se visualizam na parece dois podomorfos (arte rupestre) gravados num bloco de granito.
Teatro Novo Ciclo Acert
ACERT
Associação Cultural e Recreativa de Tondela
Formada em 1979, a ACERT cedo se assumiu portadora de um sentido de actuação pluridisciplinar, em termos das áreas artísticas, assentando a sua vertente criativa no núcleo que lhe deu origem: O TRIGO LIMPO teatro ACERT.
Esta singularidade (um grupo de teatro na génese de uma associação), caracteriza a dinâmica da ACERT, influenciando decisivamente a sua evolução: crescimento de um projecto transversal, em termos da promoção de espectáculos; formação e produção artísticas, sustentado por uma equipa que, pela profissionalização teatral, garante a sua operacionalidade, em termos da gestão de um projecto contínuo de programação permanente.
Museu do caramulo
Magnífica obra urbanística dotada de infra-estruturas únicas em Portugal, naquela data. Em 1938 já possui água canalizada ao domicílio, uma exemplar rede de esgotos urbanos e respectiva estação de tratamento, sistema de recolha de lixos com forno crematório, energia eléctrica produzida a partir de central hídrica própria, bem como um planeamento urbanístico invulgar, com estradas largas com passeios, espaços verdes e jardins públicos de beleza incomparável e numa proporção nunca vista. É neste cenário que, em 1921 e 1923, nascem dois filhos do Dr. Jerónimo de Lacerda, Abel e João.
Cientes de que o progresso da medicina ditaria o fim do Caramulo enquanto centro de tratamento, Abel, que enveredara pela carreira de economista, e o seu irmão João, médico, iniciam a procura de ideias que assegurem a sobrevivência da sua terra e a continuação da obra herdada. Decidem programar a transformação das estruturas existentes em turismo de altitude e retirar ao nome Caramulo o epíteto de doença, convertendo o cenário serrano em polo de atracção cultural e artística.