O projeto "Casinhas da Eira" consiste na criação de um espaço tipo casa de campo, em aldeia beirã, com uma localização privilegiada e com forte apelo histórico e cultural em Paranho de Arca, em pleno coração da Serra do Caramulo.
Este projeto veio colmatar a escassez de oferta de alojamento que a Serra do Caramulo apresenta, pois a região dispõe de muito pouca oferta de camas, não existindo nas proximidades empreendimentos com as características que foram instaladas.
O turismo no interior, nomeadamente em zona rural tem conhecido um crescimento forte e os produtos de gastronomia, cultura e arquitetura, em que a região de Dão Lafões e em particular a Serra do Caramulo, é rica beneficiam naturalmente desse crescente interesse pelo turismo no interior.
O turismo é muitas vezes encarado como um setor de elevado potencial para estimular o desenvolvimento das áreas rurais, cujas caraterísticas específicas (paisagísticas, ambientais e socioculturais) são cada vez mais valorizadas.
A preferência por férias repartidas tem provocado um acréscimo das estadas de curta duração à escala regional, tendo como destinos as áreas rurais de maior acessibilidade. Estas regiões são cada vez mais procuradas como destino turístico e a vantagem de a experiência poder ser usufruída durante todo o ano, aumenta o seu interesse e potencia o crescimento.
Uma vez que o património histórico e cultural, a paisagem e as pessoas podem ser encontrados independentemente da época em que nos encontramos, o turismo em espaço rural permite a visita constante por parte dos turistas em qualquer altura do ano, mantendo assim o turismo e combatendo a sazonalidade.
Empreendimentos turísticos registados com o RNET nº 10259 e RNET nº 10260.